quarta-feira, 1 de maio de 2013

Hino a Aton

    Hino  a   Aton


        Adoração de Rá.
Rejubilando-se no horizonte, no seu nome de Shu, que está no Aton, vivendo eternamente. Ó grande Aton em jubileu, senhor de tudo que circunda, senhor do céu, senhor da terra, senhor do templo de Aton em aketaton, pelo rei do Alto  e Baixo Egito, que vive em Maat, ou seja, em verdade, o senhor das  2 terras, Nefer Kheperu Ra, ua en Ra, filho do sol, vivendo na Maat, senhor dos esplendores, akhenaton, grande em tempo de existência, e pela grande esposa real, sua amada, senhora das 2 terras, Nefer Neferu Aton Nefertite, vivendo saudável e florescente para sempre.
Ele diz: “ Tu  apareces no horizonte do céu ó Aton vivo, começo da vida! Quando te ergues no horizonte oriental, enches tua terra com tua beleza. Tu és gracioso, grande,  brilhante e alto sobre toda a terra. Teus raios abraçam as terras até o limite de tudo o que criaste.
Como tu és  Rá, tu atinges os seus confins e os subjugas para o teu filho amado. Embora estejas distante, teus raios estão sobre a terra. Tu estás nas faces e ninguém conhece o teu curso. Quando te pões no horizonte ocidental, a terra fica  em escuridão, á maneira  da morte. Eles dormem num quarto, com cabeças cobertas, não vêem um olho a outro. Suas coisas, que estão  sob suas cabeças, poderiam ser roubadas, e eles  não se aperceberiam.
Todos os leões saem das suas tocas, todos os animais rastejantes mordem. A escuridão é como uma mortalha, e a terra está em silêncio, pois aquele  que a criou repousa em seu horizonte. A terra se ilumina, quando te ergues no horizonte. Quando tu brilhas como Aton no dia, afastas a escuridão e concedes os teus raios. As 2 terras ficam em festa todo o dia. Despertas e erguidas sobre os pés, pois tu as ergueste. Após lavarem seus corpos, tomam suas vestes.
Seus braços adoram a tua aparição. Todo mundo faz seu trabalho. Todos os animais se satisfazem nos seus pastos; todas as árvores e todas as plantas florescem. As aves voam de seus ninhos. Suas asas se estendem em adoração ao teu Ka. Todos os animais saltam sobre suas patas. Todos os que voam e pousam, eles vivem quando te ergues por eles.
Os barcos  velejam  subindo assim como descendo, pois todo o caminho se abre á tua aparição.
Os peixes no rio saltam diante da tua face. Teus raios estão no meio do grande Mar Verde.
Criador da semente nas mulheres, tu que fazes o fluido da humanidade, fazendo viver o filho no ventre da mãe, acalmando-o com o que aquieta as suas lágrimas.
Tu nutres ainda no ventre, dando o sopro para fazer viver tudo o que criaste! Quando ele sai do ventre no dia do seu nascimento, tu abres a sua boca completamente, fazendo viver o que fizeste pra ele.
Quando o pintinho  do ovo fala na sua casca, tu lhe dás o sopro pra que ele se mantenha vivo. Quando tu o completas no ovo para o quebrar, ele sai para  falar . Seu tempo é cumprido, ele anda com suas patas quando sai.
Quão numerosas são tuas obras!
Deus único sem semelhante. Tu criaste a terra, segundo teu desejo, quando estavas só: Todos os homens, o gado e os animais selvagens, tudo o que vai pela terra, andando com seus pés, e o que está nas alturas voando com suas asas.
Os países da Síria e da Núbia, o país do Egito. Tu colocaste cada homem em seu lugar, tu supres cada um com o necessário; cada um tem seu alimento e o seu tempo de vida é calculado e diferente é sua linguagem.
Suas peles são distintas, pois tu distinguiste os povos estrangeiros. Tu fizeste o Nilo no Duat, tu fizeste sair  conforme o teu desejo, para manter o povo do Egito, segundo fizeste para ti próprio, o senhor de todos que estão enfraquecidos , o senhor de todos os países, se erguendo por eles, ó Aton do dia, grande é a sua majestade! Todos os lugares distantes, tu criaste a sua vida  , pois tu colocaste um Nilo no céu, descendo para eles.
Ele faz ondas sobre as montanhas como o mar, florescendo seus campos. Quão eficazes são os teus  planos, ó senhor da eternidade! O Nilo do céu é para os povos estrangeiros e para os animais de todos os desertos que vão sobre suas patas; enquanto o verdadeiro Nilo vem do Duat para o Egito. Teus raios aleitam cada pradaria.
Quando  tu te  elevas, eles vivem, eles progridem para ti. Tu fazes as estações de maneira a fazer crescer tudo o que fizeste.
O inverno para refrescá-los, o calor para que possam te sentir. Tu fizeste o céu distante para que pudesse te elevar, e contemplar tudo o que criaste.
Quando  estavas só, elevando-te sob tua forma de Aton vivo, aparecendo, brilhando, afastando-te e te aproximando, tu fizeste milhões de formas de ti, só. Cidades, campos, caminhos e margens, cada olho contempla, pois tu és o Aton do dia sobre a terra...
Tu estás no meu coração, e lá não existe outra pessoa que te conheça, salvo teu filho, Nefer  Kheperu    Ua en Rá, pois tu o fizeste sábio no conhecimento dos teus planos e da tua força. O mundo veio á existência pela tua mão, de acordo como tu fizeste. Quando tu te ergues vivem, quando tu te pões eles morrem. És  a vida por ti próprio.
Os olhos   estão fixos na tua beleza até o poente. Todo o trabalho é posto de lado, quando desapareces ao ocidente. Quando te elevas novamente, tudo é feito para florescer para o rei. Então fundaste a Terra e as ergueste para teu filho, que saiu do teu corpo. O rei do Sul e do Norte, vivendo na Maat, o senhor das 2 terras, Nefer Kheperu Rá en Rá , o filho do sol, vivendo em verdade, senhor dos diademas, Akhenaton, grande em seu tempo de existência, e a grande esposa real, senhora das 2 terras, Nefer Neferu Aton Nefertite, vivendo florescente para sempre e sempre.

Amenhotep IV( Akhenaton),  décima oitava dinastia, aproximadamente                                       1372 – 1354  ou segundo outra fonte 1375 - 1358  A . C.
Este hino a Aton ou hino ao sol, está gravado  na tumba de AY , Pai Divino , alto sacerdote da corte  de Amenhotep III, pai de Akhenaton . AY  ascendeu ao trono  do Egito, após a morte de Tutankhamon, do qual foi o tutor.
Este texto me foi dado há anos atrás pela egiptóloga Marisa  Castello Branco, assim como me foi passada uma outra  interpretação pelo egiptólogo Juarez Santos.
***************************************************************************************

As  fotos:  O  faraó  Akhenaton,  sua  esposa real Nefertite  e  suas  filhas,  suas  6  filhas,  em  adoração  ao  Deus  Aton e  a outra  foto num  momento  de  descontração  familiar.
As  6  filhas de  Akhenaton  e  Nefertite.:
Meritaton
Mactaton(morre com 12 anos)
Ankhsenpapaton
Nefer Neferuaton Tashere
Nefer Neferurá
Sapepe en Rá


Nenhum comentário:

Postar um comentário