sexta-feira, 29 de março de 2013

A pesagem da alma, o encontro com a verdade interior.


 Todo egípcio antigo acreditava na eternidade, e para ser um justificado de alma, ou seja um maa kheru, ele precisaria ter uma vida correta .Na pesagem da alma, quando ele seguisse para a eternidade, o seu coração seria pesado, mas não o coração físico mas a consciência. Alí ele estaria "cara a cara " com ele mesmo, sem mentiras. Mesmo que suas palavras fossem quando recitasse as 42 confissões negativas, mentirosas, a sua consciência, ali num dos pratos da balança, iria entregá-lo, pois no outro prato estaria a pluma de Maat, que representava a verdade, a justiça, o equilíbrio. Como dizem, voce pode mentir pra todo mundo, mas jamais para voce mesmo.




“ Meu coração AB(a consciência) me vem de minha mãe celeste.
Meu coração  HATI(as paixões) me vem de minha vida na Terra. Ó coração meu, coração que minha mãe me deu, coração de minhas diferentes idades. Não te ergas como testemunho nas trevas contra mim. Não te oponhas a mim no tribunal  , não faças  inclinar o prato diante  do guardião da balança(Anúbis), pois tu és o Ka (duplo) que está no meu corpo. Não digas mentiras contra mim diante dos Deuses.”

 Capítulo que antecede o da confissão negativa

REU NU PERT EM  HERU(capítulos  de  sair  á  luz)
 
Conhecido  por  nós  como o  livro  dos  mortos  egípcio.


A sala dupla de Maat, a sala da verdade
Na sala estão os 42 Deuses, pois são 42 cidades, 42 confissões negativas.
O recém chegado se aproxima sendo trazido por Anúbis diante dos 42 Deuses.
Maat está presente mas não toma parte dos debates. A balança está presente, com seus 2 pratos. De um lado uma pluma, leve, representando Maat, em outro prato o coração AB, que em hieróglifo é um vaso, é a consciência de quem será julgado. Anúbis, ajeita o fiel da balança, enquanto, Thot, se posiciona, e vai anotar tudo que será dito.
Amimut observa, esta é a devoradora de almas.
Sua viagem está apenas começando, e se ele fosse um maa kheru, poderia estar junto de Osíris, velejar na barca sagrada , enfim, se tornar um OSÍRIS RENASCENDO EM RÁ. Viajaria através do universo sob mil formas.
O campo dos juncos era uma terra fértil, dividida por canais de água assim como o Egito.
Vai começar o julgamento e diante dos Deuses, diante de si mesmo, de sua consciência ele fará a confissão negativa, e mesmo que suas palavras sejam de que ele foi correto, o seu coração AB o denunciará se ele estiver mentindo, e se fará mais pesado do que a pluma de Maat.
Agora é a hora do encontro com ele mesmo com sua própria consciência, pois desta jamais podemos enganar.
Os Deuses estão a espera........
As 42 confissões negativas:
1- Não obrei iniqüidade (perversidade ,injustiça, crueldade)
2- Não roubei com violência
3- Não pratiquei violência contra homem algum
4- Não furtei
5- Não matei homem nem mulher
6- Não aligeirei o alqueire(atenuar)
7- Não obrei com dolo(obrei = executar,fazer,praticar)(dolo = ação praticada com a intenção de violar o direito alheio)
8- Não furtei as coisas que pertencem a Deus
9- Não pronunciei falsidade
10- Não me apossei de bens a força
11- Não pronunciei palavras más
12- Não me apossei de comida á força 
13- Não agi com falsidade
14- Não comi meu coração(isto é, não perdi a paciência)
15- Não invadi as terras de ninguém
16- Não matei animais que são propriedade de Deus
17- Não devastei terras aradas
18- Não me meti em negócios para semear a discórdia
19- Não pus minha boca em movimento contra homem algum
20- Não dei vazão á cólera sem motivo justo
21- Não cometi atos de impureza, nem me deitei com homem algum
22- Não me polui
23- Não me deitei com a esposa de nenhum homem
24- Não incuti medo em homem nenhum
25- Não deixei que minha fala se queimasse de ira
26- Não fiz ouvidos de mercador ás palavras da justiça e da verdade
27- Não fiz ninguém chorar
28- Não proferi blasfêmias
29- Não agi com violência
30- Não apressei meu coração
31- Não perfurei minha pele, e não me vinguei do Deus
32- Não multipliquei minha fala além do que devia ser dito
33- Não pratiquei fraude, e não fui mero espectador do mal
34- Nunca proferi maldições contra o rei
35- Não polui a água corrente
36- Não exaltei minha fala
37- Não proferi maldições contra Deus
38- Não me conduzi com insolência
39- Não estabeleci distinções
40- Não aumentei minha riqueza senão por meio das coisas que são propriedades minhas
41- Não proferi maldições contra o que pertence a Deus e está comigo
42- Não desprezei o Deus da cidade.



 Este texto, na verdade esta confissão negativa, pertenceu ao papiro de Nebseni, o escriba. Este papiro está no museu britânico.
Existem outros textos da confissão negativa, mas todas elas na essência querem dizer a mesma coisa, ou seja, que a pessoa viveu corretamente em sua vida terrena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário