domingo, 20 de janeiro de 2013

Egito sempre Egito

Dentre  todas  as  dinastias  egípcias,  a  quarta  dinastia  é  especial  para  mim. Período  conhecido  como  Antigo  império(que  vai  da  terceira  á  sexta  dinastia),  a  quarta  dinastia  estaria  distante  de  nós  aproximadamente  uns  5000  anos,  talvez  um  pouco  menos.É  interessante  pensar  nesta  questão  do  tempo............5000  anos  é  muita  coisa,  mas  apesar  de  todo  este  tempo  ,  graças  a  arqueologia,  cada  vez  mais  este  passado  se  torna  tão  próximo  de  nós. Para  mim,  que  sou  completamente  envolvida  emocionalmente  com  este  período,  envolvida  de  amor ,  envolvida  de  "saudade",  como  se  eu  fizesse  parte  deles e  eles  de  mim.
Quanto  mais  eu  me  aprofundo  nos  estudos   da  Egiptologia sobre  este  período  mais  afinidades  eu  encontro.  Personagens  que  foram  tão  reais  quanto  nós  somos  hoje  aqui neste  tempo. Personagens  que  viveram  , humanos  ,  com  suas  qualidades,  com  suas  buscas,  com  seus  erros e  seus  acertos  ou  nem  sempre  acertando.  Personagens  que  acreditavam  na  eternidade,  que  amavam  sua  terra,  que  amavam  seus Deuses.
E  deste  período ,  nesta  famíla,  para  mim   existia  um  grupo  de  pessoas  muito  especial. São  para  estes  que  quero  aqui  fazer  uma  homenagem  e  escrever  seus  nomes .
A   genealogia :
Huni e Meresankh I
geraram Seneferu

Huni e esposa real
geraram Hetepheres I

Seneferu e primeira esposa geraram 4 filhos(Seneferu  foi  o  primeiro  faraó da  4  dinastia)
1 de nome desconhecido, Nefermaat,Rahotep,Ranofer
Seneferu com Hetepheres I geraram apenas 1 filho
Khufu(Keops)
Seneferu com a terceira esposa geraram 2 filhos
Kanefer e Ankhhaf




Seneferu, segundo Manetho reinou aproximadamente 29 anos.

Rahotep se casou com Nefret, que era da corte mas não da familia real.

Nefermaat casou com Itet de familia desconhecida.
Eles tiveram 5 filhos
Buneb,Shepsesneb,Ankhreshet, Nebkhenet e o mais famoso de todos que se tornaria arquiteto que construiu a piramide de Keops, Hemiunu.
Todos os filhos de Nefermaat e Itet foram sacerdotes de Bastet, incluindo o proprio Nefermaat constando este tìtulo.




Um comentário: